É Gol ou falta?: O que funciona em tempo de Copa

marketing-copa-do-mundo-o-que-funciona

O que funciona no Marketing de Copa?

Em Novembro, como feito de 4 em 4 anos, a seleção brasileira entra em campo para disputar pelo tão esperado Hexa para o país. Embora a chance de levar o título seja tentadora, são as oportunidades dentro do Marketing em tempo de Copa que mantém os publicitários acordados de noite.


A Copa é inevitavelmente um evento no mundo inteiro mesmo para quem não pode ou não tem condição de acompanhar de perto. Isso, porque o amor por futebol ou o patriotismo na hora da torcida, junta milhares de pessoas pelo globo para assistir seu espetáculo esportivo.


Logo, com o mundo inteiro de olhos na televisão, e o assunto sendo o maior tópico de discussão nas redes sociais, a Copa do Mundo é o momento perfeito para quem pensa em marketing.


Assim, acompanhe o artigo para entender as oportunidades, além do que funciona e não funciona no marketing em época de Copa do Mundo.

Marketing Esportivo: Pode isso Arnaldo?


Não é só sobre futebol. O esporte é uma ferramenta que move massas e abre muito espaço para o marketing de sucesso quando é bem desenvolvido.


O Marketing Esportivo se trata de uma segmentação do marketing que tem como foco ações esportivas e pessoas associadas ao esporte, assim como times e organizações.


Porém, há uma razão para esse mercado ser sempre milionário. Não é só sobre futebol, e não é só sobre esporte.


O esporte no Brasil é uma paixão de gerações. Isso é, um pai torcedor vai sempre criar um filho torcedor, que por sua vez vai se preparar para criar seu próprio filho também torcedor, sendo provavelmente todos do mesmo time.


Logo, o futebol se torna um presente quase religioso entre família e quem gosta do esporte, ama ainda mais torcer por ele.


O futebol se torna assim uma oportunidade gigantesca para o marketing que visa produzir e entregar demanda. Entretanto, nada que envolva atrair pessoas pode ser feito sem planejamento e o marketing esportivo tende a estar no seu auge quando atinge seu público ideal.


Assim, a torcida apaixonada quando é alvo de uma campanha de marketing esportivo bem planejado, relaciona esse carinho e amor pelo esporte pela marca que se associa a ele.


Outra grande oportunidade dentro do esporte são os jogadores que fazem seus torcedores segurarem a respiração na hora do jogo.

Leia a seguir sobre Marketing de Influencia no esporte:

Marketing de Influência em Copa:
É gol, é gol, é gol!


O Marketing de Influência é comumente confundido com o mercado de criadores de conteúdo, mais especificamente, os influencers. Contudo, abrangendo todo o tipo de figura pública que exerce influencia, o Marketing de Influência é uma das maiores apostas para os jogadores da Copa do Mundo em 2022.


Em geral, assistindo seus ídolos do esporte, crianças de todo o mundo sonham e fantasiam um futuro como jogadores, mas a influência no esporte não para aí. Já em 2019, quando a jogadora Marta se associa com campanhas que visam a igualdade entre gêneros, ela não só motiva pequenas garotas a ingressarem no esporte, mas compartilha a ideia de que nada é impossível a essas.


Igualmente, quando a mesma veste o batom vermelho em campo para expressar poder através da marca que se associou com, ela abre portas para que milhares de mulheres fizessem o mesmo comprando o batom da campanha para transparecer a mesma segurança e o sucesso que a maior do futebol feminino representa.


O marketing de influência chega ao seu auge do sucesso quando a campanha pode alcançar as pessoas que estão em casa sonhando em se aproximarem de seus ídolos, ou mesmo as coisas que essas pessoas representam.


Um bom exemplo de marketing de influência é também quando um perfume é vendido pelos seus ideais, e mesmo não podendo sentir o seu cheiro pela televisão ou catalogo, o produto ainda é atrativo pelo o que a campanha usa para descrever o que as pessoas usando aquele odor representam: Confiança, carisma, suavidade e etc.


Assim, trabalhar com pessoas ou ideias que geram desejo de associação a uma marca, é um mercado provocador pra quem tem como foco a demanda no produto e/ou empresa.


São algumas coisas capazes de engajar o público a marca em tempo de Copa, mas quando muitos olhos estão te olhando, é melhor ter certeza das escolhas de planejamento sendo feitas. Leia a seguir sobre o que pode dar de errado no marketing envolvido com a Copa do Mundo:


Marketing de Emboscada: É falta, Juiz!


Quando o mercado é estimulado pelo evento mundial que é a Copa do Mundo, muitas empresas tentam trabalhar com o tópico para se tornar parte do assunto. É aí, porém, que o Marketing de Emboscada nasce.

O marketing de emboscada se trata da falsa associação de empresas com eventos culturais, ou seja, quando uma empresa não patrocinado tenta se associar a Copa do Mundo.

O problema se dá uma vez que empresas patrocinadoras fazem investimentos extremos em torno de um evento que qualquer pessoa pode tentar escalar em cima para se beneficiar.

Com muitos detalhes e poréns, fica o alerta: Não confie sua empresa em alguém que não lê as entrelinhas.

Picture of Carolina Glasenapp

Carolina Glasenapp

Assessoria de Marketing e Vendas ⚡

Compartilhe!

Temos mais conteúdos! ⚡

error: Conteúdo protegido.