O Branding é por definição uma estratégia para maior reconhecimento de marca. Entretanto, como muito na publicidade e marketing é descrito dessa forma, reforçar os ideias do branding é o único caminho para o esclarecimento no assunto.
O reconhecimento de marca é ainda o alvo final do Branding, contudo, avaliamos seus meios como gatilhos mentais. Isso é, quando trabalhamos com o Branding, trabalhamos em criar uma identidade pessoal, que inflexívelmente lembre e potencialize a associação desses “traços únicos” a marca.
Logo, quando relacionamos essa forma de publicidade com traços pessoais, expandimos o conceito para além de marcas e empresas, e abrangemos para, como assunto desse artigo: Nosso país.
Acompanhe o artigo para explorar os resultados e meios no Branding brasileiro.
Branding e cultura brasileira
Certamente e sem discórdias, o Brasil é um país com muita cultura.
Portanto, quando falamos em diversidade e cores, e pessoas calorosas e animadas, estamos falando de um resultado consequente do próprio Branding.
A forma que nos enxergamos quando olhamos de longe e como somos enxergados por outros países, é um pensamento tão rápido quanto um estralo de dedos.
Carnaval, samba, animais, favela, cores, praias, futebol e até “pegar marquinha” no verão.
No preto e branco, sem ler as entrelinhas ou os dias ruins, talvez descrevêssemos o país dessa forma. Esse, é um trabalho integral de Branding, que torna o país em um conceito, rápido e ágil, instigando o interesse no país pelo o que ele tem de melhor.
Responsável pelo Branding Brasileiro
Quando falamos em marca, sabemos que a publicidade e o marketing, juntos de uma boa gestão, são os que assinam embaixo de um branding estratégico.
Já quando ditamos o Branding BR, quem costuma se responsabilizar pela área são as próprias marcas. Assim, de Globeleza há Havaianas, o branding brasileiro vem das empresas que dividem sua nacionalidade.
No assunto de dividir nacionalidade, muitos brasileiros têm levado seu nome e país de nascença pra longe, colocando o nome brasileiro na boca estrangeira além da natal.
Na última década, vários nomes latinos têm feito chão fora do continente. No Brasil, quando o assunto é música, é inadmissível não mencionar alguém que tem cantado em lugares como Coachella, experimentado em outros idiomas e até trouxe um Grammy para o país: a Anitta.
A cantora, apesar de controvérsias, foi a primeira brasileira do mundo a ganhar um Grammy, a maior premiação de música do mundo. Além disso, a artista também levou o funk para fora na própria premiação, cercada com os maiores nomes da música mundialmente.
Conceituar uma ideia, uma pessoa, um lugar.
O branding é o que torna uma marca em uma marca única, o que destaca duas empresas com o mesmo ideal. Essa área tem como base estritamente a estratégia e não é resultado de apenas uma “identidade visual”.
Logo, se sua marca não é única no mercado, vale pensar: Como você pretende ser a diferença?