A definição de “Copy” é assumidamente copiar, mas nada disso realmente reflete o copywriting.
Criamos uma ideia equivocada quando tentamos entender algumas coisas pela metade, sem o embasamento necessário, porém, a informação vendida da forma certa, rica de informação e pobre em excessividade, vira chaves pra quem já cansou de insistir na manivela.
É aqui que o copywriting entra. Leia o artigo para entender o que é, e qual a importância do copywriting para uma venda.
Copywriting: O conceito e mito da escrita
A definição de copywriting é o processo de produção de textos persuasivos, com o intuito de vender.
Devemos entender, portanto, o peso da escrita criativa, além de nos lembrarmos que o meio que nós estamos não nos diferencia de outros que aplaudimos.
De 1861 com a primeira obra de Machado de Assis, a 1944 com Clarice Lispector em “Perto do coração Selvagem”, até os dias atuais, a escrita tem o poder de tornar histórias fictícias, romances e artigos em elementos eternos, com pesos sem data de validade.
O que liga um grande autor de livros de sucesso e a pessoa que escreve para converter em venda, é e sempre será o copywriting.
O termo Copywriter é dado para alguém que carrega como principal objetivo profissional dentro da escrita, convencer o público a comprar um produto, serviço ou, até mesmo convencer este de uma ideia.
Assim, o trabalho de um copywriter é centrado em prender a atenção do leitor como as informações que mais interessam a esse, a fim de o convencer de seguir com a proposta do conteúdo, seja este o que for.
Identificando um bom copywriting
Você já começou um livro que te prende muito no início mas não é capaz de segurar o leitor o suficiente para chegar ao fim? Ou então, assistiu um suspense que te fez duvidar do próprio reflexo mas que ao fim, era tão previsível que estragou sua experiência?
Bom, o copy tem tudo a ver com isso.
Segundo o fundador da Sociedade Brasileira de Copywriting, Rafael Albertoni, os pilares de um bom copy são: atenção, conexão, problema, solução e por fim, a oferta.
Muito dessa estrutura pode ser vista e comparada com a estrutura de grandes livros.
Um bom par para o personagem protagonista pode ser introduzido já no primeiro capítulo de um livro, e nos sete capítulos seguidos você pode torcer de dedos cruzados para o sucesso desse mesmo casal.
Após isso, o autor deve introduzir o problema na história, e seja pelo caráter do personagem ou desafios introduzidos por terceiros, esse é o momento que os laços desse casal devem começar a apertar para introduzir o problema.
Contudo, como nenhuma pergunta deve terminar sem resposta, descobrimos aqui a solução desse problema.
Um outro par romântico? Uma reconciliação? Um suspiro de independência?
Qualquer que seja o caminho que o autor escolher para resolver a trama, o livro por fim termina com uma reflexão, ou um bom prefácio e nós fechamos o livro pensando: Caraca, nunca vou me esquecer desse livro.
É isso? Não diferente do caminho que um bom livro deve seguir, o copywriting dá a empresa a chance de eternizar o seu impacto no cliente, seja fechando com a marca ou com um produto e serviço que o foi servido tão caprichosamente, que a mesa cheia de oportunidades vem a parecer apenas a entrada antes do prato principal.
A importância do Copywriting para a sua Empresa
Um bolo pode ser feito com todos os melhores ingredientes e ainda assim não ser tocado pela aniversariante e seus convidados se ele não for servido da maneira certa.
Esse é o momento que as associações tem um fim para podermos discutir seriamente o porquê a sua empresa precisa investir em copywriting.
O Google têm atualmente cerca de 86 bilhões de pesquisas por dia.
Com efeito, podemos entender que se destacar no mercado não é uma tarefa fácil para quem vive na realidade das transformações digitais.
O excesso de conteúdo ou a alta demanda para muitas ofertas para diferentes fins, nos força a procurar novas soluções estratégicas para vender no mercado digital.
Dessa forma, o Marketing se apropriou do Copywriting.
O bom copywriter não tem como regra citar todas as coisas boas que o seu produto tem a oferecer, entretanto ele é encarregado por entender quais são as necessidades maiores do leitor e o convencer, fora do papel de consumidor, que o mesmo precisa se associar ao que você oferece, após fazer com que ele entenda os problemas que ele já tem e que você é capaz de solucionar.
Assim, com o copywriting a sua empresa pode se tornar ou apenas comunicar ao cliente, que você é a solução e enfim, converter isso em vendas.