O Orkut andou para as redes sociais correrem?

Há quase 20 anos, uma rede social que abriu espaço para todas as outras surgiu: O Orkut. Lançada em 2004, a rede social sobreviveu por apenas 10 anos antes de ser suspensa.


Contudo, o curto tempo de vida não limitou o poder do Orkut de estender o tapete para os outros canais de comunicação online que conhecemos hoje.


Nos últimos anos, assistimos várias novas versões de celulares famosos sendo lançados com mínimas e às vezes imperceptíveis mudanças no software, e valores sempre muito maiores que o da versão anterior. 


Para todo custo, podemos fazer essa mesma conexão com algumas das redes sociais que seguiram o orkut, e como o sistema que teve fim em 2014 agregou valor para a publicidade digital sem mover um único dedo no processo.


Portanto, acompanhe o artigo para entender como o Orkut moldou as redes sociais e o que veio a se tornar a publicidade no digital hoje.


A origem do Orkut

O orkut foi inicialmente um projeto pequeno que tinha os Estados Unidos como alvo principal, e que rapidamente se tornou sinônimo de internet e com seus principais usuários no Brasil e também na Índia.

O responsável pelo programa, Orkut Büyükkökten, começou a sua jornada como programador enquanto ainda jovem e tinha um carinho especial por redes sociais na faculdade. 


O jovem foi responsável por duas redes sociais antes do seu primeiro sucesso, sendo a primeira com o fim de exercitar a troca de experiências, histórias, e pequenas vendas entre os estudantes, e a segunda rede, também usada na faculdade, para discussões e conectar pessoas com interesses em comum.


Quando seu grande sucesso começou a ser desenvolvido, o programador estava trabalhando como desenvolvedor de projetos internos para a empresa Google. A empresa permitia que 20% do expediente fosse gasto com projetos paralelos de qualquer tipo mas que fossem também, relacionados ao Google.


Foi nessa metodologia dos 20% que o jovem Orkut Büyükkökten deu vida à rede social Orkut, finalmente lançada em 24 de Janeiro de 2004. 


Assim, a rede social que deu seu nome por 10 anos teve origem antes de em 2014 ser anunciado seu fim por problemas de segurança… 


Como todo pioneiro é o responsável pelas primeiras qualidades e primeiros defeitos do que criou, o Orkut não foi diferente. Quando os problemas da rede social se tornaram grandes demais para manter a página, os desenvolvedores foram obrigados a anunciar o seu fim.


Aprender com os erros que levaram o Orkut ao fim foi essencial para os futuros projetos que seguiram a rede social, contudo, nem só dos erros as novas redes sociais basearam o Orkut.


O molde Orkut que originou as outras redes sociais 

Os problemas em 2014 da rede social pioneira serviram como um bom aviso em vermelho de cuidado para os futuros softwares do século. Entretanto, como comentamos anteriormente, as características que tornaram o Orkut um sucesso na época, continuam presentes fora do sistema de 2004.


Leia a seguir o que foi replicado da antiga rede social, para as atuais:


Os jogos dentro da plataforma

Quem esteve no Orkut entre 2004-2014, provavelmente deve lembrar de criar bonecos personalizados ou cuidar de fazendinhas dentro da rede social. Entretanto, quem não esteve online para presenciar isso também pode ter tido a experiência. Isso porque, a mesma estratégia para manter os usuários online, foi usada pelo Facebook. 


E quem nunca enviou uma solicitação para receber vidas no jogo que atire a primeira pedra, certo?


Buddy Poke

E para quem lembra de criar bonequinhos no Orkut, com certeza lembra do seu Buddy Poke… Mais um modelo que foi replicado pelo Snapchat, antes do mesmo ser feito pela própria Apple e também pelo Instagram e uma nova atualização.


Crush List

Antes do match no Tinder, era o crush list que juntava pessoas e colocava aquele clima de romance no ar… Quantas famílias será que se formaram de uma lista de crushes no Orkut?


Comunidades

Como as outras redes sociais criadas pelo programador, o Orkut foi feito com propósito de conectar pessoas com os mesmo interesses e as diferentes comunidades da rede social eram um sucesso entre os usuários. O mesmo foi replicado no Facebook, que por um sistema pouco diferente pode juntar pessoas com os mesmos gostos ou até que moram na mesma área e pretendem se mudar ou vender algo.


Uma boa estrutura é o que segura todo projeto, e a base dessas redes sociais é ainda hoje o Orkut. Entretanto, a finalidade das redes sociais hoje não é a mesma focada em conectar pessoas.


Quando havia comunidades, os mesmos interesses já eram suficientes para promover uma venda entre grupos específicos de pessoas. Contudo, as redes sociais são hoje dominadas pelas vendas e não tais conexões.


Mesmo com as centenas de mudanças, devemos ainda enxergar como as comunidades do Orkut podem e são aplicadas em outras redes sociais com o fim de venda nos dias atuais.  


Com efeito, afirmamos que não é coincidência o algoritmo ser capaz de diferenciar quem está mais propenso a fechar “x” compra. Sem comunidades visíveis ao olho do usuário, a segmentação é ainda um passo essencial para a publicidade.


Logo, sem sabermos que fazemos parte das comunidades dos novos Orkuts, somos divididos em categorias que aproximam o algoritmo dos nossos interesses e aumentam nossa chance de fechar compras que nos fazem sentido.


Ficou alguma dúvida? Chama a gente!

Picture of Carolina Glasenapp

Carolina Glasenapp

Assessoria de Marketing e Vendas ⚡

Compartilhe!

Temos mais conteúdos! ⚡

error: Conteúdo protegido.