Google Trends: Uma mão amiga para saber o que está em alta

Se você ainda não conhece o potencial que o Google Trends tem, nós vamos te explicar tudo.

Em 2016, o assunto mais comentado na internet foi o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Já em 2020, foi a pandemia do COVID-19.

Enquanto alguns assuntos podem ser facilmente lembrados, alguns temas não possuem vida útil suficiente para que sejam ainda recordados anos após.

Ainda, se fôssemos questionados quanto os assuntos mais repetidos no último mês, semana, dia ou até a hora, teríamos um “branco“ na hora de responder.

Como efeito, mesmo conhecendo a importância de sabermos o que está acontecendo no mundo, somos incapazes de nos manter conectados com o que está sendo dito o tempo inteiro.

Dessa forma, leia a seguir para descobrir o que você precisa saber sobre a ferramenta chave na hora de alinhar o que está sendo pesquisado e o que está em alta: o Google Trends.

Google Trends

O que é o Google Trends?

Gratuito, o Google Trends é essencial. 

Criada pela empresa chefe de mecanismo de buscas, a grande Google desenvolveu o Google Trends para facilitar a vida de quem precisa saber o que está acontecendo.

Além de permitir que as principais tendências relacionadas a uma palavra chave específica sejam descobertas, essa ferramenta Google também garante que você saiba o que está sendo mais pesquisado de acordo com o país, espaço de tempo, categoria e até pelo tipo da busca – imagens, vídeos, notícias e outros.

Os resultados são apontados por gráficos e listas que indicam: interesses ao longo do tempo, a partir da definição de um determinado período; interesses por sub-região, o qual indica as variações de buscas de acordo com cada estado de um país; assuntos relacionados ao termo pesquisado; e as consultas relacionadas, com assuntos próximos do tema determinado.

Como o Google Trends funciona?

A ferramenta é apenas capaz de gerar essas informações devido ao banco de dados do buscador do Google. Para isso, todas as pesquisas feitas pelos usuários são salvas pela empresa, com exceção dos dados pessoais dos responsáveis pela pesquisa.

Portanto, quando um termo em específico é pesquisado no Google Trends, a ferramenta é capaz de apontar as variações da busca ao longo do tempo, por meio de gráficos.

Além disso, esses gráficos podem ser alterados com a limitação de tempo, local, categoria e tipo de busca, ainda permitindo que sejam feitas comparações entre tópicos.

Dessa forma, com o banco de dados do buscador que quase todo mundo utiliza, o Google Trends é essencial para entender o que os usuários estão buscando e como eles estão buscando. 

Como o Google Trends pode me ajudar?

Por média, 20 milhões de páginas são acessadas por dia no Google. Logo, não são apenas os conteúdos que importam mas também, o que faz estes serem acessados.

Se 200 pessoas postarem um vídeo no YouTube hoje com o título de “Google Trends – Como usar”, as chances de um desses se sobressair de um único vídeo com “Google Trends – Como Usar Passo a Passo”, são mínimas. No mundo do marketeiro, isso se chama SEO.

O SEO é o mecanismo de otimização de pesquisas, e é o que determina o que entra pros primeiros resultados de uma pesquisa e quem é visto na sétima página dos resultados Google, ou no próprio Youtube.

A base do SEO é a forma que o seu título, seus subtítulos, suas descrições e outras peculiaridades são escritas, e servem como um ótimo exemplo de como os termos certos do Google Trends podem ajudar e definir a posição da sua empresa.

Para alguém que trabalha criando conteúdo, ou uma empresa que precisa criar, o Google Trends se torna indispensável no filtro desses assuntos e termos.

Precisa de uma mão amiga para criar conteúdo? Chama a gente!⚡ 

Picture of Carolina Glasenapp

Carolina Glasenapp

Assessoria de Marketing e Vendas ⚡

Compartilhe!

Temos mais conteúdos! ⚡

error: Conteúdo protegido.